domingo, 23 de março de 2014

O Segredo da Felicidade

A chave para a felicidade é a apreciar o que você tem. Se é tão simples, por que tantas pessoas infelizes?

Um jovem com uma disposição incomum feliz uma vez veio ao meu encontro em Jerusalém. Perguntei-lhe: "Qual é o seu segredo?"
Ele me disse: "Quando eu tinha 11 anos de idade, Deus me deu um dom de felicidade. Eu estava andando de bicicleta quando uma forte rajada de vento soprou-me para o chão no caminho de um caminhão que se aproximava. O caminhão passou por cima de mim e cortou minha perna.

"Enquanto eu estava lá sangrando, eu percebi que eu poderia ter de viver o resto da minha vida sem uma perna. Que deprimente! Mas então eu percebi que estar deprimido não traria a minha perna de volta. Então eu decidi ali mesmo não perder minha desesperada vida.

"Quando meus pais chegaram ao hospital ficaram chocados e de luto. Eu lhes disse: 'Eu já estou adaptado. Agora você também tem que se acostumar com isso."

"Desde então, eu vejo meus amigos ficarem chateados com coisas pequenas: o ônibus chegou atrasado, eles tem uma nota ruim numa prova, alguém insultou. Mas eu simplesmente aproveito a vida.".

Aos 11 anos, este jovem alcançou a clareza de que é um desperdício de energia se concentrar no que você está perdendo, e que a chave para a felicidade é ter prazer no que você tem. Parece simples, não é?

Então, por que tantas pessoas infelizes?

A felicidade é um estado de espírito

As pessoas costumam pensar que a felicidade é baseada no que você consegue adquirir. Toda a minha vida iria melhorar se eu tivesse um carro novo ...

Eu só preciso de um emprego melhor e então eu posso relaxar e ser feliz ...

Se ao menos eu encontrasse a garota certa ...

Você fica com o carro e o que acontece? Durante uma semana inteira que você está andando no ar. Então você vai para a direita volta a ser infeliz.


A felicidade não é um acontecimento, é um estado de espírito. Você pode ter tudo no mundo e ainda ser miserável. Ou você pode ter relativamente pouco e sentir alegria ilimitada.

Como diz o Talmud: "Quem é rico? Aquele que aprecia o que ele tem" (Ética dos Pais, 4:1).

É por isso que as orações da manhã começa com uma série de bênçãos agradecendo a Deus pela simples e óbvia:
Obrigado, Deus, por me dar a vida Graças a Deus eu posso ver, que eu possa usar minhas mãos e pés, que eu possa pensar.

A felicidade vem de dominar a arte de apreciar e desfrutar conscientemente o que você já tem.
Por Ledge

Imagine que você está em pé sobre o 70 º andar do Empire State Building, olhando para a paisagem urbana. De repente, um homem bastante grande bruscamente passa e esbarra em você, arranca a janela aberta e anuncia sua intenção de saltar.
Você gritar: "Pare! Não faça isso!"
A figura de dois metrosvira para você e diz ameaçadoramente, "Tente me parar e eu vou levá-lo comigo!"
"Umm ... Não tem problema, senhor. Tenha uma boa viagem. Algumas últimas palavras?"
"Deixe-me dizer-lhe meus problemas", diz ele. "Minha mulher me deixou, meus filhos não vão falar comigo, eu perdi meu emprego e minha tartaruga de estimação morreu. Então, por que eu deveria continuar a viver?"
De repente você tem um lampejo de inspiração.
"Senhor, feche os olhos por um minuto e imagine que você é cego. Nenhuma cor, sem pontos turísticos de crianças brincando, há campos de flores, sem pôr do sol. Agora imagine que, de repente, é um milagre. Você abre seus olhos e sua visão é restaurada ! Você vai pular? Ou você vai ficar por uma semana para apreciar as vistas? "
"Eu vou ficar por uma semana."
"Mas o que aconteceu com todos os problemas?"
"Eu acho que eles não são tão ruins. Posso ver!"
"Bem sua visão vale a pena pelo menos cinco milhões de dólares. Você é um homem rico!"

Se você realmente aprecia sua visão, as outras dores são insignificantes. Mas se você tomar tudo isso como certo, então nada na vida nunca vai realmente dar-lhe alegria.

Equívocos na estrada para a Felicidade

Equívoco  1: "Uma vez que eu sei que as ferramentas para ser feliz, então ela vai funcionar como mágica."
Não espere que os resultados venham automaticamente. É possível entender como alcançar a felicidade, mas não colocá-lo em prática. De fato, muitas pessoas realmente preferem ser confortável e infelizes, em vez de suportar o desconforto de mudar seus hábitos.
Assim como aprender qualquer nova habilidade requer esforço, você tem que estar disposto a investir esforço sério para alcançar a felicidade real.

Equívoco n° 2: "Se eu ficar contente e satisfeito com o que eu tenho, eu vou perder a minha motivação para conseguir mais."
Felicidade não drena sua energia. Acrescenta mais!
Pergunte a uma pessoa feliz: "Eu tenho um barco Você quer ir pescar.?"
"Ótimo! Vamos lá!"
Agora pergunte a alguém que está deprimido, "Vamos lá, vamos pescar!"
"Estou cansado. Talvez amanhã. E de qualquer maneira, pode chover ..."
As pessoas felizes são enérgicas e ambiciosas. Nunca há tempo suficiente para fazer tudo o que quer fazer.

Equívoco n° 3: Se eu quiser ficar deprimido, isso é a minha própria prerrogativa.
Uma bela tarde de domingo. Você está no parque que tem um piquenique com os amigos. De repente, o ar é atravessado por uma pessoa reclamando: ". Quem esqueceu os garfos Está muito quente para o voleibol Eu quero ir para casa já."
Quando o nosso humor afeta negativamente os outros, reconhecemos que temos a obrigação de ser felizes e não estragar a diversão. É por isso que nós tentamos colocar uma cara feliz quando estamos em uma festa.
Mas o que dizer quando estamos em casa, com o nosso cônjuge e filhos? Ou quando nós marchamos para o escritório na segunda-feira de manhã?
Como um buraco aberto no meio da estrada, um rabugento é uma ameaça pública. Ser feliz é parte de ser atencioso para com as pessoas ao nosso redor.

Exercícios Felicidade
Estes exercícios irá aumentar a sua gratidão e ajudá-lo a construir uma base sólida para uma vida de felicidade:

a. O Conde Prazer Diário
Para aumentar a sua apreciação da vida, identificar algumas coisas que são extremamente gratos e contá-las todas as manhãs, durante um mês, por exemplo: os seus olhos, suas mãos, seus filhos, seu gato.
Separe alguns minutos todos os dias para contemplar estes prazeres e sentir gratidão por eles.
Para realmente conduzir esta casa, sentar-se com o seu cônjuge ou amigo todas as noites e discutir um prazer que cada um de vocês tiveram naquele dia. No mínimo, você vai ter um cônjuge ou companheiro mais feliz! Você pode incorporar isso em sua rotina familiar para que seus filhos também aprendam a apreciar os seus prazeres diários.

b. Uma hora de Bênção
O próximo exercício é mais desafiador.
Passe uma hora a escrever tudo o que você é grato.
A maioria das pessoas voa através dos primeiros 15 minutos. Os próximos 15 minutos a caneta se move mais lentamente. Os próximos 15 minutos ficam ainda mais forte, mas você pode sobreviver se você incluir suas sobrancelhas e meias ...
Os últimos 15 minutos são excruciante.
Uma vez que a lista é compilada, adicione uma nova bênção a cada dia.
O poder deste exercício é claro: Você deve estar consciente de todas as suas bênçãos, a fim de apreciar qualquer nova bênçãos aparecer no seu caminho.

c. Priorizar as Bênçãos
Para se tornar um verdadeiro especialista em apreço, priorize sua lista. O que é mais valioso: suas mãos ou seus pés? Olhos e ouvidos? Sentido do paladar ou seu senso de toque?
Comparando prazeres obriga a articular os aspectos sutis de cada um.


por Rabino Noah Weinberg

Nenhum comentário:

27 Citações inspiradoras da Copa do Mundo do Catar 2022

  À medida que a Copa do Mundo da FIFA 2022 começa no Catar, aqui estão algumas citações de futebol para compartilhar online. O ...