Pular para o conteúdo principal

7 frases que vão influenciar a forma como você investe

7 frases que vão influenciar a forma como você investe
Eles chegaram ao topo e nos deram de presente palavras que podem ajudar nossas finanças

"Carpe diem. Aproveitem o dia". A célebre frase do filme "Sociedade dos Poetas Mortos" pode se encaixar em vários aspectos de nossas vidas: podemos aproveitar o dia fazendo algo que gostamos muito, colocando um ponto final nos problemas que tiram o sono, simplesmente não fazendo nada e até planejando nossos investimentos.

As frases de efeito podem ser poderosas catalisadoras de mudanças, principalmente quando vêm de figuras icônicas e admiráveis, como as da lista ao lado - exceto, claro, o pobre Joseph Climber e o doentil Smigol.


As ideias desses modelos de sucesso, se incorporadas ao dia a dia, podem nos parâmetros de como lidar com o mercado financeiro. "São pessoas que chegaram ao topo. Tentamos entender o que elas fizeram para chegar até lá e como podemos ter um pouco desse sucesso", explica a psicóloga, Angelita Scárdua.

Segundo o economista César Gomes, que comentou as frases na lista ao lado, nos mirar em alguém que alcançou o sucesso pode ser um bom começo. Ele recomenda: "Antes de tudo, é preciso planejamento e informação na hora de lidar com investimentos".

Para pensar

"O único homem que está isento de erros é aquele que não arrisca acertar".
Albert Einstein


É melhor arriscar um pouco do que deixar o dinheiro parado. Se você não der esse primeiro passo, seu dinheiro fica na conta bancária, o banco faz as aplicações e você não ganha nada. Em um país com inflação, é uma péssima medida deixar o dinheiro parado. Quem prefere arriscar menos e não se importa em ter ganhos menores ao ano, de cerca de 5% acima da inflação, pode aplicar na renda fixa. Isso significa que você pode ser conservador e mesmo assim, um ganhador. Se você não precisa desse dinheiro a longo prazo, pode aplicar em ações. Você poderá perder em algum momento, mas na média de três anos você muito provavelmente terá um retorno. 

"Seu tempo é limitado. Por isso, não perca tempo em viver a vida de outra pessoa. Não se prenda pelo dogma, que nada mais é do que viver pelos resultados das ideias de outras pessoas". 

Parte do discurso feito por Steve Jobs aos formandos de Stanford, em 2005

Cuidado com o famoso "comportamento de manada", no qual investidores tomam decisões com base no que os outros estão fazendo. É importante observar o movimento do mercado, mas a análise sobre o que fazer diante de cada situação deve ser individual.

"A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio". 
Martin Luther King


Sobressai-se no mercado quem está preparado para os imprevistos. É preciso lidar com eles com calma.  A orientação é, em momentos de crise, procurar ajuda técnica, ler e se informar, para depois tomar uma decisão. Quando há desconforto, tem mais chance de ganhar quem não age por impulso.

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo".
Fernando Pessoa


O mundo dos investimentos está cheio de riscos e, como todos sabem, quanto maior o risco, maior a possibilidade de retorno. Assim, quem consegue superar períodos de turbulência, sem se desesperar, pode ter bons ganhos no futuro.

"Há um punhado de homens que conseguem enriquecer, simplesmente porque prestam atenção aos pormenores que a maioria despreza".
Henry Ford, fundador da Ford


Uma pergunta: você já leu uma apólice de seguro inteira? E um contrato habitacional? Na hora de investir, você fica atento aos detalhes da transação? É preciso levar em conta que há taxas em todos esses serviços, portanto, saber quanto se paga por cada uma delas é imprescindível.  São esses detalhes que fazem a diferença.  O total é composto de várias partes. Todos perguntam quanto custa o todo, mas não sabem o preço das partes. Você tem que atentar para as coisas que possam diminuir sua rentabilidade. 

"Mas a vida, a vida é uma caixinha de surpresas".
Narrador, sobre Joseph Climber


O mercado é cheio de oscilações e humores. Há momentos de ganhos e outros de perdas. O investidor precisa estar preparado para esses momentos. É preciso saber encarar as mudanças e imprevistos. 

"My precious"
Smigol, no filme "O Senhor dos Anéis" 


Seu dinheiro é precioso e você precisa dar valor a ele. Não é porque o investimento é pequeno que  não se tornará uma forma interessante de guardar dinheiro. Se você investir R$ 100 por mês, ao final de dez anos, terá R$ 12 mil sem correção.

Análise
Desdobramentos do pacto  e a crise europeia
Rodrigo Morosky,agente da Uniletra

Na semana pós-pacto de Bruxelas para salvar o euro, o mercado ficará atento ao desdobramento das agências de risco quanto ao possível rebaixamento das notas dos países europeus. Será de grande influência o resultado dos leilões de títulos da Itália, Bélgica, Espanha e Grécia. Isso indicará o quanto o mercado acredita na solução criada pela Alemanha para tirar a Europa da crise. Enquanto isso voltam os trabalhos para mais uma etapa de empréstimos para a Grécia e crescem os rumores de mais medidas de estímulo econômico da China. Nos EUA,  as atenções se voltam para a reunião do FED (banco central americano), os dados da produção industrial e os bons resultados da Black Friday no varejo americano. Para o Brasil o destaque fica para o PIB do Banco Central (IBC-Br), que deve indicar o grau de recuperação do crescimento da nossa economia no quarto trimestre.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases, aforismos sobre dentes e dentistas

Segundo pesquisas recentes no mundo, há mais donos de celulares do que escova de dentes: 4,8 bilhões de pessoas têm celular, enquanto apenas 4,2 bilhões têm escova de dentes. Eu apresento uma coleção de frases, aforismos e piadas engraçadas sobre dentes e dentistas.  ** Frases, aforismos e piadas engraçadas sobre dentes e dentistas A escova de dentes não remove seis meses de tártaro a 30 minutos antes da consulta do dentista.  (Anonymous) A boca sem dentes superiores é como um moinho sem mó e, em muito maior consideração, era necessário segurar um dente do que um diamante.  (Miguel Cervantes) Uma dor de dente é suficiente para nos fazer acreditar na bondade do Criador.  (Fernando Pessoa) Nunca houve um filósofo que suportasse pacientemente a dor de dente.  (William Shakespeare) Eu disse ao meu dentista que dez dólares para remover um dente era muito. Afinal, são apenas cinco minutos de trabalho. Então ele tirou meu dente lentamente.  (Jack Klugman) Eu in

Provérbios africanos de amor e casamento

Provérbios africanos de amor e casamento Madeira já tocado pelo fogo não é difícil ser incendiada. - África Onde há amor não há trevas. - Burundi É melhor ser amado do que temido. - Serra Leoa O caminho para o ser amado não é espinhoso. - Camarões (Duala) Não se ama o outro, se não aceitar nada dele. - Chade, Níger, Nigéria (Kanuri / Bornu) O amor não ouve rumores. - Gana (Akan) O amor é como um bebê: ele precisa ser tratada com ternura. - Congo Se uma mulher não ama você, ela te chama irmão. - Costa do Marfim (Baule) A casa de uma pessoa que amamos nunca está longe. - Quênia (Kikuyu) Uma carta do coração pode ser lida na face. - Kiswahili O amor tem que ser demonstrado por ações, não por palavras. - Kiswahili O amor não depende de características físicas. - Lesoto Aquele que te ama, te ama com a sua sujeira. - Uganda (Ganda) Aquele que ama uma pessoa desagradável é o que o torna bonito. - Uganda (Ganda) Para amar alguém que não te ama, é como bala

Provérbios suecos

"Aqueles que desejam cantar sempre encontram uma canção." "As palavras do homem bêbado é o pensamento do homem sóbrio." "O melhor lugar para encontrar uma mão amiga é no final de seu próprio braço" "Se você comprar o que você não precisa, você rouba de si mesmo" "Uma vida sem amor é como um ano sem verão". "O amor é como o orvalho que cai sobre  urtigas e lírios" "Não jogue fora o balde velho até que você saiba se o novo segura água" "Barris vazios fazem mais barulho" "A amizade duplica nossas alegrias e divide nossa tristeza." "Aquele que não consegue permanecer em silêncio não pode falar" "Tema menos, espere mais; Coma menos, mastigue mais; Lamente-se menos, respire mais; Fale menos, diga mais; Ame mais, e todas as boas coisas serão suas." "Quando um cego carrega um aleijado ele quer ir para frente." " Alegria compartilh