sábado, 2 de julho de 2011

Itamar Franco. Frases sobre a repercussão da morte do ex- presidente do Brasil.


A morte do senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG), ocorrida na manhã deste sábado, deixou de luto o País e motivou homenagens e manifestações de solidariedade de lideranças políticas. Diagnosticado com leucemia em maio, Itamar, 81 anos, estava internado em estado grave no hospital Albert Einstein, em São Paulo, respirando por aparelhos em decorrência de uma pneumonia aguda. Veja as principais frases de repercussão de sua morte:



Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República
 - "A contribuição de Itamar Franco foi fundamental para a construção coletiva de um país democrático, mais justo e sem pobreza. Nesse momento de tristeza, prestamos solidariedade aos seus familiares e amigos".

Fernando Collor, ex-presidente e senador (PTB-AL) - "Sinto muitíssimo a perda de um amigo e grande presidente do nosso País. Perde o Senado e a vida pública brasileira. Um homem digno, coerente, ético e defensor intransigente de seus ideais".

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo (PSBD-SP) - "Lamento a morte do ex-presidente Itamar Franco. Deixa seu nome na história e muitas saudades em todo o povo brasileiro".

Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro (PMDB) - "Morre um grande brasileiro. Que deu ao Brasil as estabilidades política e monetária num momento crucial da vida nacional."

Antonio Anastasia, governador de Minas Gerais (PSDB) - "Uma perda irreparável para Minas Gerais, não só pela sua trajetória política, mas em especial pelo seu senso político e público. Um homem que tinha, na realidade, uma vocação inacreditavelmente alta para a política e para fazer o bem. Minas Gerais está em luto."

Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados (PT-RS) - "É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento de Itamar Franco. O caráter nacionalista e empreendedor sempre foi sua marca forte. O ex-presidente Itamar sempre expressou um sentimento de proteção e defesa dos interesses do Brasil em qualquer circunstancia. Era um nacionalista nato que sabia ser polêmico, mas, ao mesmo tempo, um construtor de alternativas para enfrentar os principais problemas do país. Amava o Brasil como amava o seu povo."


José Agripino Maia, presidente nacional do DEM e senador (RN) - "A vida pública do Brasil perde uma de suas melhores referências. Probidade e espírito público foram as marcas de Itamar Franco. (...) O Brasil perde um homem decente."

Pedro Simon, senador da República (PMDB-RS) - "Notei que estava doido para trabalhar. Parecia um guri. Será muito difícil arranjar um subsituto à altura. Foi uma das pessoas mais extraordinárias que conheci".

Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado - "Dignidade e talento. Produto em falta na prateleira da política nacional. A ausência (de Itamar) será sentida."

Marta Suplicy, senadora da República (PT-SP) - "A convivência com o senador Itamar me fez conhecer uma pessoa gentil, competente, preocupada pelo BR e um opositor de "tirar o chapéu".

Aécio Neves, senador da República (PSDB-MG) - "Itamar se despede de Minas e do Brasil deixando atrás de si um imenso vácuo de saudade e admiração. Foi um homem excepcional e singular naquilo que é tão precioso e tão raro na vida pública: a fidelidade aos seus princípios e convicções".

Cristovam Buarque, senador da República (PDT) - "Itamar deixa 3 marcas fortes como presidente: não tolerou corrupção, recuperou autoestima do Brasil depois do impeachment e fez o Plano Real."

Demóstenes Torres, senador (DEM-GO) - "Itamar foi o presidente da estabilidade política e econômica. Assumiu o cargo com o País em cacos e inaugurou uma era. Estudioso, prático, experiente, generoso, Itamar era um pedaço da melhor história do Brasil circulando pelo Senado."

Jorge Viana, senador da República (PT-AC) - "Itamar Franco nos deixou uma grande lição: sua devoção pela vida pública e pelo Brasil. Perdemos um político da maior integridade e de carreira singular."

Manuela d'Ávila, deputada federal (PCdoB-RS) - "O Brasil perde um democrata com a morte do presidente Itamar Franco."

Paulo Maluf, deputado federal (PP-SP) - "Morreu um estadista que deixa um lugar difícil de ser preenchido. Um homem de visão que enfrentou uma das maiores crises na economia e criou o Plano Real deixando um legado ao futuro do País".

Roberto Freire, deputado federal e presidente nacional do PPS - "Itamar sempre primou pela ética na política e sua história é um exemplo para todos os brasileiros. (...) O Brasil deve muito a esse grande homem."

Orlando Silva, ministro dos Esportes - "Presidente Itamar Franco foi sempre um homem autêntico, de ideias próprias, defensor do interesse nacional. Perdi um amigo."

Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento - "Minha sincera homenagem ao grande brasileiro, presidente Itamar Franco. Deixa um exemplo de integridade e compromisso com o Brasil."

Arthur Virgílio, ex-senador (PSDB-AM) - "Indomável, dono de enorme autoridade moral, (Itamar) falava com altivez de que não tinha rabo preso. Fui seu colega de Congresso e querido amigo pessoal. Escrevo estes tweets chorando e ferido".

Márcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte (PSB) - "Um homem público que fará falta ao país pela coragem em defender as suas posições, pela luta incansável em prol da soberania do Brasil, de Minas Gerais e da justiça. E, além de tudo, deixou um legado de estabilidade econômica, com a criação do Plano Real, que abriu as portas para o desenvolvimento e o crescimento brasileiros."

Fonte: Terra

Nenhum comentário: