quinta-feira, 24 de maio de 2007

Frases Semanais: Peixe fora d'água.

Peixe fora do a´quário

"As políticas raciais beneficiam uma elite negra, que chegou lá e precisa de ajuda para lá ficar, e não a imensa maioria negra, que é pobre e não consegue sair do lugar" André Petry, em sua coluna na Revista Veja, nº 2009 de 23/05/2007, baseando-se nm estudo sobre “Classe, Raça e Mobilidade Social no Brasil”, feito pelo professor Carlos Antonio Costa Ribeiro, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj).

“Negro incomoda quando sai do seu lugar. Um branco com mais de 12 anos de escolaridade tem três vezes mais chances de chegar ao andar de cima”. Elio Gaspari, em 29 de abril, na Folha de S. Paulo e no Globo, comentando o mesmo estudo sobre “Classe, Raça e Mobilidade Social no Brasil”, feito pelo professor Carlos Antonio Costa Ribeiro, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj).

“Esse estudo que eu fiz sobre Classe, Raça e Mobilidade Social no Brasil trata das desigualdades de oportunidade. Oportunidades educacionais e oportunidades de mobilidade social. Quanto às oportunidades educacionais, o que o estudo mostra é que, nos patamares mais baixos do sistema educacional, as desigualdades de classe se sobrepõem às desigualdades de raça com bastante clareza. Nos patamares educacionais mais altos a desigualdade racial se torna equivalente à desigualdade de classe, entendida aqui como desigualdade da classe de origem das pessoas. Essa é a conclusão." Professor Carlos Antonio Costa Ribeiro, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Classe, Raça e Mobilidade Social no Brasil, o estudo de Ribeiro está disponível na internet (http://www.iuperj.br/site/carloscr/textos/raca.pdf). À exceção das partes que mostram os cálculos efetuados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o texto é relativamente fácil de entender.

"É, afinal, mais o cálculo de ganhos e perdas do que a utopia de uma nova esquerda que Lula transportava que marca este segundo mandato. Essa utopia que fez sonhar uma parte da esquerda mundial ficou enterrada nos escombros dos sucessivos escândalos e Lula e o Brasil começam a entrar na normalidade da política." Diário de Notícias , em editorial intitulado 'Fim da utopia' conjecturando que a lógica do mal menor provavelmente determinou um julgamento político benévolo do governo de Lula".

"O modus operandi remete no Brasil a uma série de escândalos que, segundo a percepção popular, permanecem impunes". La Nación - Jornal argentino destacam novas denúncias de corrupção no país

“Hoje recebo por via oral tudo o que é necessário para a minha recuperação. Nenhum perigo é maior que os relacionados com a idade e uma saúde da qual abusei nos tempos perigosos que me coube viver." Fidel Castro, líder cubano que em agosto completará 81 anos, em artigo, ‘comenta pela primeira vez seu estado de saúde em 10 meses.

"É responsabilidade do ministro da Justiça responder por esses vazamentos. Eu disse hoje ao ministro Tarso que esse tipo de prática revela uma canalhice. Não podemos brincar com as pessoas sérias do país"
Gilmar Mendes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) em acusação na noite desta quarta-feira à Polícia Federal de agir com métodos ‘fascistas’ na Operação Navalha. O desabafo de Mendes foi motivado pela informação de que seu nome teria aparecido em uma suposta lista da PF entre os acusados de receber ‘mimos e brindes’ da empresa Gautama - apontada como a coordenadora do esquema de fraudes em licitações públicas desmontado pela Operação Navalha.