domingo, 25 de março de 2012

7 frases que vão influenciar a forma como você investe

7 frases que vão influenciar a forma como você investe
Eles chegaram ao topo e nos deram de presente palavras que podem ajudar nossas finanças

"Carpe diem. Aproveitem o dia". A célebre frase do filme "Sociedade dos Poetas Mortos" pode se encaixar em vários aspectos de nossas vidas: podemos aproveitar o dia fazendo algo que gostamos muito, colocando um ponto final nos problemas que tiram o sono, simplesmente não fazendo nada e até planejando nossos investimentos.

As frases de efeito podem ser poderosas catalisadoras de mudanças, principalmente quando vêm de figuras icônicas e admiráveis, como as da lista ao lado - exceto, claro, o pobre Joseph Climber e o doentil Smigol.


As ideias desses modelos de sucesso, se incorporadas ao dia a dia, podem nos parâmetros de como lidar com o mercado financeiro. "São pessoas que chegaram ao topo. Tentamos entender o que elas fizeram para chegar até lá e como podemos ter um pouco desse sucesso", explica a psicóloga, Angelita Scárdua.

Segundo o economista César Gomes, que comentou as frases na lista ao lado, nos mirar em alguém que alcançou o sucesso pode ser um bom começo. Ele recomenda: "Antes de tudo, é preciso planejamento e informação na hora de lidar com investimentos".

Para pensar

"O único homem que está isento de erros é aquele que não arrisca acertar".
Albert Einstein


É melhor arriscar um pouco do que deixar o dinheiro parado. Se você não der esse primeiro passo, seu dinheiro fica na conta bancária, o banco faz as aplicações e você não ganha nada. Em um país com inflação, é uma péssima medida deixar o dinheiro parado. Quem prefere arriscar menos e não se importa em ter ganhos menores ao ano, de cerca de 5% acima da inflação, pode aplicar na renda fixa. Isso significa que você pode ser conservador e mesmo assim, um ganhador. Se você não precisa desse dinheiro a longo prazo, pode aplicar em ações. Você poderá perder em algum momento, mas na média de três anos você muito provavelmente terá um retorno. 

"Seu tempo é limitado. Por isso, não perca tempo em viver a vida de outra pessoa. Não se prenda pelo dogma, que nada mais é do que viver pelos resultados das ideias de outras pessoas". 

Parte do discurso feito por Steve Jobs aos formandos de Stanford, em 2005

Cuidado com o famoso "comportamento de manada", no qual investidores tomam decisões com base no que os outros estão fazendo. É importante observar o movimento do mercado, mas a análise sobre o que fazer diante de cada situação deve ser individual.

"A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio". 
Martin Luther King


Sobressai-se no mercado quem está preparado para os imprevistos. É preciso lidar com eles com calma.  A orientação é, em momentos de crise, procurar ajuda técnica, ler e se informar, para depois tomar uma decisão. Quando há desconforto, tem mais chance de ganhar quem não age por impulso.

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo".
Fernando Pessoa


O mundo dos investimentos está cheio de riscos e, como todos sabem, quanto maior o risco, maior a possibilidade de retorno. Assim, quem consegue superar períodos de turbulência, sem se desesperar, pode ter bons ganhos no futuro.

"Há um punhado de homens que conseguem enriquecer, simplesmente porque prestam atenção aos pormenores que a maioria despreza".
Henry Ford, fundador da Ford


Uma pergunta: você já leu uma apólice de seguro inteira? E um contrato habitacional? Na hora de investir, você fica atento aos detalhes da transação? É preciso levar em conta que há taxas em todos esses serviços, portanto, saber quanto se paga por cada uma delas é imprescindível.  São esses detalhes que fazem a diferença.  O total é composto de várias partes. Todos perguntam quanto custa o todo, mas não sabem o preço das partes. Você tem que atentar para as coisas que possam diminuir sua rentabilidade. 

"Mas a vida, a vida é uma caixinha de surpresas".
Narrador, sobre Joseph Climber


O mercado é cheio de oscilações e humores. Há momentos de ganhos e outros de perdas. O investidor precisa estar preparado para esses momentos. É preciso saber encarar as mudanças e imprevistos. 

"My precious"
Smigol, no filme "O Senhor dos Anéis" 


Seu dinheiro é precioso e você precisa dar valor a ele. Não é porque o investimento é pequeno que  não se tornará uma forma interessante de guardar dinheiro. Se você investir R$ 100 por mês, ao final de dez anos, terá R$ 12 mil sem correção.

Análise
Desdobramentos do pacto  e a crise europeia
Rodrigo Morosky,agente da Uniletra

Na semana pós-pacto de Bruxelas para salvar o euro, o mercado ficará atento ao desdobramento das agências de risco quanto ao possível rebaixamento das notas dos países europeus. Será de grande influência o resultado dos leilões de títulos da Itália, Bélgica, Espanha e Grécia. Isso indicará o quanto o mercado acredita na solução criada pela Alemanha para tirar a Europa da crise. Enquanto isso voltam os trabalhos para mais uma etapa de empréstimos para a Grécia e crescem os rumores de mais medidas de estímulo econômico da China. Nos EUA,  as atenções se voltam para a reunião do FED (banco central americano), os dados da produção industrial e os bons resultados da Black Friday no varejo americano. Para o Brasil o destaque fica para o PIB do Banco Central (IBC-Br), que deve indicar o grau de recuperação do crescimento da nossa economia no quarto trimestre.  

Nenhum comentário: