quarta-feira, 13 de março de 2013

Frases do Papa Francisco I

O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, agora Papa Francisco, foi anunciado nesta quarta-feira (13) sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana, após o conclave que reuniu 115 cardeais no Vaticano. Ele é o primeiro pontífice latino-americano, o primeiro jesuíta e o primeiro a usar o nome Francisco 
Leia algumas frases do Papa Francisco:
"Não sejamos ingênuos, não se trata de uma simples luta política. É uma pretensão destrutiva ao plano de Deus. Não se trata de um mero projeto legislativo, é apenas o sinal de uma mentira que pretende confundir e enganar aos filhos de Deus".
Carta de repúdio a projeto de casamento gay enviada aos monastérios de Buenos Aires.

"O aborto nunca é uma solução. Ao falar de uma mãe grávida, falamos de duas vidas, e ambas devem ser preservadas e respeitadas, pois a vida é de um valor absoluto".
Documento entregue a Conferência Episcopal Argentina.
"Pouco a pouco nos acostumamos a ouvir e a ver, através dos meios de comunicação, a crônica negra da sociedade contemporânea [...] O império do dinheiro, com seus efeitos demoníacos como as drogas, a corrupção, o tráfico de pessoas (incluindo de crianças), junto com a miséria material e moral são frequentes".
Discurso durante o período da Quaresma.
"A escravidão não está abolida e, nesta cidade [Buenos Aires], a escravidão está na ordem do dia de diversas formas. Nesta cidade se emprega trabalhadores clandestinos [...] A destruição do trabalho digno, as emigrações dolorosas e a falta de um futuro também se unem a esta sinfonia".
Discurso do Dia da Luta Contra o Tráfico de Pessoas.
"A dívida social é uma acumulação de privações e carências em distintas dimensões. É uma violação de direitose  aponta diretamente contra a dignidade humana. A dívida social no país [Argentina] é imoral, injusta e ilegítima".
Em discurso à TV aberta, em 2009.
"Nós vivemos na parte do mundo mais desigual. A distribuição desigual de bens continua, criando uma situação de pecado social que clama ao céu e limita as possibilidades de uma vida mais plena para muitos de nossos irmãos".
Discurso na reunião de Bispos Latino Americanos, em 2007.
"Temos que evitar a doença espiritual de uma igreja auto-referencial. Se a igreja permanece fechada em si mesma, ela fica velha. Entre uma igreja que sofre acidentes na rua e uma igreja que está doente porque é auto-referencial, não tenho dúvidas sobre preferir a primeira [opção]".
Durante conversa recente, pré-conclave.


"Parece que os cardeais foram buscar o novo pontífice no fim do mundo"disse sobre sua nacionalidade, em seu primeiro discurso como papa.
“Peço-vos que rezem ao Senhor para que me abençoe, a oração do povo pedindo a bênção pelo seu bispo. Façamos em silêncio esta oração”, disse em sua apresentação como papa.
É um ataque destrutivo aos planos de Deus, ao comentar o casamento gay em 2010, ano em que a Argentina aprovou a lei.
"Estes são hipócritas de hoje. Aqueles que separam as pessoas da salvação de Deus, disse ao contar para padres que alguns clérigos não batizam filhos de mães solteiras, por não terem sido concebidos na santidade do casamento.

“Vivemos na parte mais desigual do mundo, que teve o maior crescimento e, mesmo assim, a menor redução da miséria”. Segundo o analista para assuntos do Vaticano da CNN, John Allen, a frase teria sido dita em um encontro de bispos latinos em 2007.

Nenhum comentário: