quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Quando a Vovó é o Lobo Mau

Vídeo: Idosa traquinas


"A gente costuma achar que o velho, pela idade, ganha nova estatura moral. Mas, dependendo da índole, pode ser apenas um canalha que envelheceu"

"O uso dessa figura conhecida como vovó do pó está crescendo. É uma pessoa que pode ser usada como mula (que transporta a droga) sem despertar tanto a atenção. Por outro lado, os idosos, principalmente aqueles que têm algum dinheiro, um telefone e um apartamento bem localizado, numa área onde a procura por drogas é constante, estão cedendo aos apelos do negócio fácil e se tornando os novos empreendedores do tráfico"

"Cada vez mais o tráfico do morro está perdendo poder e surgindo esses novos personagens do crime no asfalto, como idosos e jovens que podem atender seus clientes em casa para vender a droga sem chamar a atenção"

Delegado federal Antonio Rayol, que chefiou a Seção de Operações da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes da Superintendência de Polícia Federal no Rio de Janeiro.

"O crime usa a lógica da oportunidade. E, pelo que estamos percebendo, tanto os jovens de classe média quanto os idosos estão sendo compelidos a participar dessa rede pelo resultado lucrativo e aparente distância da violência, já que não vivem nas favelas".
Jaqueline Muniz, antropóloga e pesquisadora da área de segurança pública.

Fonte: G1

Nenhum comentário: