Pular para o conteúdo principal

Frases e pensamentos sobre educação, criança, lúdico e brincadeira

Frases e Pensamentos

“Não paramos de brincar porque envelhecemos, envelhecemos porque paramos de brincar.”
(Nana, 103 anos)


"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
( Paulo Freire)

 
"Ao brincar com a criança, o adulto está brincando consigo mesmo".
( Carlos Drummond de Andrade )


"Brincar é condição fundamental para ser sério". 
( Arquimedes )

“Há escolas que são gaiolas, há escola que são asas”
(Rubem Alves)

“O maior estímulo para ter disciplina é desejo de atingur um objetivo”
(Içami Tiba)

"Tudo o que se ensina a uma criança, a criança não pode mais, ela mesma, descobrir ou inventar" 
(J.Piaget)

"Educação é o que resta depois de se ter esquecido tudo que se aprendeu na escola".
(Albert Einstein)

"Não se deve interromper a concentração de uma criança que está brincando"
(Nylse Cunha)

 "E... não diga que a criança errou: ela apenas ainda não aprendeu..."
 (Nylse Cunha)

"É possível descobrir mais de uma pessoa em uma hora de brincadeira do que um ano de conversa"
(Platão)

"Toda criança é artista, o problema é como permanecer artista quando crescer"
(Pablo Picasso)

"Deus é alegria.Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança.Está sempre à procura de companheiros para brincar".
(Rubem Alves)

"A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano".
(J.Piaget)

"As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade".
(Vygotsky)

"..a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa".
(J.Piaget)

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra"  (Paulo Freire)

“... a brincadeira que é universal e que é própria da saúde: o brincar facilita o crescimento e, portanto, a saúde...”
(Winnicott)

“A criança joga (brinca), para expressar agressão, adquirir experiência, controlar ansiedades, estabelecer contatos sociais como integração da personalidade e por prazer."
(Winnicott)

"Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade"
(Vygotsky)

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" 
(Guimarães Rosa)

"Ler não é decifrar, escrever não é copiar"
(Emília Ferreiro)

"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz"  (Paulo Freire)

"Nas brincadeiras, uma criança age de acordo com sua visão do mundo".
(J.Piaget)

Você não pode dizer a uma criança que é hora de se exercitar; isso é desanimador... você tem que dizer: "Vamos ao parque nos divertir um pouco". Daí você as leva para correr um pouco, brincar nos balanços, balançar nos travessões, basicamente ter um programa completo de exercício na forma de brincadeira.
(Arnold Schwarzenegger).

"O saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto".
( Frei Betto )

"O saber que não vem da experiência não é realmente saber" 
(Lev Vygotsky)

 "Se o individuo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente"
 (J.Piaget)

"Ainda acabo fazendo livros onde as crianças possam morar"
(Monteiro Lobato)

"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância".
(Derek Bok)

Fonte: brinquedoteca.org.br

Comentários

Ric@rdo GaWtta disse…
Muito bom o seu blogue.Meus parabéns.
Unknown disse…
Boa noite!
Gostaria do nº da página e ano do livro preciso colocar no meu TCC.
Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem (CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)

GRATA!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Frases, aforismos sobre dentes e dentistas

Segundo pesquisas recentes no mundo, há mais donos de celulares do que escova de dentes: 4,8 bilhões de pessoas têm celular, enquanto apenas 4,2 bilhões têm escova de dentes. Eu apresento uma coleção de frases, aforismos e piadas engraçadas sobre dentes e dentistas.  ** Frases, aforismos e piadas engraçadas sobre dentes e dentistas A escova de dentes não remove seis meses de tártaro a 30 minutos antes da consulta do dentista.  (Anonymous) A boca sem dentes superiores é como um moinho sem mó e, em muito maior consideração, era necessário segurar um dente do que um diamante.  (Miguel Cervantes) Uma dor de dente é suficiente para nos fazer acreditar na bondade do Criador.  (Fernando Pessoa) Nunca houve um filósofo que suportasse pacientemente a dor de dente.  (William Shakespeare) Eu disse ao meu dentista que dez dólares para remover um dente era muito. Afinal, são apenas cinco minutos de trabalho. Então ele tirou meu dente lentamente.  (Jack Klugman) Eu in

Provérbios africanos de amor e casamento

Provérbios africanos de amor e casamento Madeira já tocado pelo fogo não é difícil ser incendiada. - África Onde há amor não há trevas. - Burundi É melhor ser amado do que temido. - Serra Leoa O caminho para o ser amado não é espinhoso. - Camarões (Duala) Não se ama o outro, se não aceitar nada dele. - Chade, Níger, Nigéria (Kanuri / Bornu) O amor não ouve rumores. - Gana (Akan) O amor é como um bebê: ele precisa ser tratada com ternura. - Congo Se uma mulher não ama você, ela te chama irmão. - Costa do Marfim (Baule) A casa de uma pessoa que amamos nunca está longe. - Quênia (Kikuyu) Uma carta do coração pode ser lida na face. - Kiswahili O amor tem que ser demonstrado por ações, não por palavras. - Kiswahili O amor não depende de características físicas. - Lesoto Aquele que te ama, te ama com a sua sujeira. - Uganda (Ganda) Aquele que ama uma pessoa desagradável é o que o torna bonito. - Uganda (Ganda) Para amar alguém que não te ama, é como bala

Provérbios suecos

"Aqueles que desejam cantar sempre encontram uma canção." "As palavras do homem bêbado é o pensamento do homem sóbrio." "O melhor lugar para encontrar uma mão amiga é no final de seu próprio braço" "Se você comprar o que você não precisa, você rouba de si mesmo" "Uma vida sem amor é como um ano sem verão". "O amor é como o orvalho que cai sobre  urtigas e lírios" "Não jogue fora o balde velho até que você saiba se o novo segura água" "Barris vazios fazem mais barulho" "A amizade duplica nossas alegrias e divide nossa tristeza." "Aquele que não consegue permanecer em silêncio não pode falar" "Tema menos, espere mais; Coma menos, mastigue mais; Lamente-se menos, respire mais; Fale menos, diga mais; Ame mais, e todas as boas coisas serão suas." "Quando um cego carrega um aleijado ele quer ir para frente." " Alegria compartilh