quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Frase: Delírios de um porre de uísque paraguaio


"O interesse brasileiro em manter sem alteração alguma a situação enormemente vantajosa para si mesmo que soube criar o Brasil na hidroelétrica binacional a partir do leonino Tratado de Itaipu e da péssima atuação posterior dos governos e dos funcionários paraguaios da entidade binacional, pode levá-lo novamente a um plano de intervenção - política principalmente, mas, finalmente, também militar - em nosso país".
Editorial publicado nesta quarta-feira pelo maior jornal paraguaio, o ABC Color. O editorial afirma que o Brasil poderia se inclinar a intervir no Paraguai para manter inalterada a situação do tratado bilateral para a usina hidroelétrica de Itaipu.

"O Brasil, cujo presidente Lula da Silva já não se declara socialista, mas social-democrata, não gostaria que o Paraguai possa ter outro Hugo Chávez, Evo Morales, Rafael Correa ou mesmo outro Kirchner. Também não gostaria de ninguém que possa exigir com firmeza a renegociação do Tratado de Itaipu".
Jornal ABC Color em mesmo editorial. A revisão do tratado de Itaipu é uma das principais bandeiras do favorito nas pesquisas de opinião para as eleições presidenciais de abril, o ex-bispo católico Fernando Lugo, que ameaça recorrer a tribunais internacionais para alterar o acordo.

Nenhum comentário: